segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Chapeuzinho Vermelho na imprensa brasileira

Se a história da Chapeuzinho Vermelho fosse verdade, como ela seria contada na imprensa no Brasil? Veja as diferentes maneiras de contar a mesma história.


Jornal Nacional

(William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...'

(Fátima Bernardes): '...Mas a atuação de um caçador evitou a tragédia.'


Programa da Hebe

'...que gracinha, gente! Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?'


Cidade Alerta

(Datena): '...Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia pra casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... um lobo, um lobo safado. Põe na tela, primo! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não!


Superpop

(Luciana Gimenez): 'Geeente! Eu tô aqui com a ex-mulher do lenhador e ela diz que ele é alcoólatra, agressivo e que não paga pensão aos filhos há mais de um ano. Abafa o caso!'


Globo Repórter

(Chamada do programa): 'Tara? Fetiche? Violência? O que leva alguém a comer, na mesma noite, uma idosa e uma adolescente? O Globo Repórter conversou com psicólogos, antropólogos e com amigos e parentes do Lobo, em busca da resposta. E uma revelação: casos semelhantes acontecem dentro dos próprios lares das vítimas, que silenciam por medo. Hoje, no Globo Repórter.'


Discovery Channel

Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver.


Revista Veja

Lula sabia das intenções do Lobo.


Revista Cláudia

Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.


Revista Nova

Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama!


Revista Isto É

Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.


Revista Playboy

(Ensaio fotográfico do mês seguinte): ' Veja o que só o lobo viu'.


Revista Vip

As 100 mais sexies - desvendamos a adolescente mais gostosa do Brasil!


Revista G Magazine

(Ensaio com o lenhador) 'O lenhador mostra o machado'..


Revista Caras

(Ensaio fotográfico com a Chapeuzinho na semana seguinte): Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: 'Até ser devorada, eu não dava valor pra miutas coisas na vida. Hoje, sou outra pessoa.'


Revista Superinteressante

Lobo Mau: mito ou verdade?


Revista Tititi

Lenhador e Chapeuzinho flagrados em clima romântico em jantar no Rio.


Folha de São Paulo

Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'. Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.


O Estado de São Paulo

Lobo que devorou menina seria filiado ao PT.


O Globo

Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT, que matou um lobo para salvar menor de idade carente.


O Dia

Lenhador desempregado tem dia de herói


Extra
/ Notícias JÁ!
Promoção do mês: junte 20 selos mais 19,90 e troque por uma capa vermelha igual a da Chapeuzinho!


Meia hora

Lenhador passou o rodo e mandou lobo pedófilo pro saco!


O Povo

Sangue e tragédia na casa da vovó.

Liberdade de expessão e reforma política

Tomo aqui novamente a liberade de publicar um email de meu amigo Roberto Carlos Seixas, que na verdade não foi enviado a mim, mas a todos os congressistas, a respeito do direito de expressão política na internet, criticando a lei que limita esse direito durante o período eleitoral. Com a palavra, Roberto:

-----

Sr(a)s Senadore(a)s,

meu nome é Roberto Carlos Coutinho Seixas, cidadão brasileiro, CPF número 949223907-82. Venho por meio desta externar minhas opiniões e preocupações sobre a reforma política, que é tão necessária ao Brasil; e também em relação a limitação de opinião na internet durante os períodos eleitorais, em relação a isso segue também o texto do email que enviei a todos os meus amigos, conhecidos e parentes, externando minhas opiniões e insatisfações sobre o tema.

Primeiro, gostaria de agradecer aos Senadores Paulo Paim e José Nery, que foram os únicos que leram e responderam ao meu email anterior, sobre a crise no Senado, demonstrando assim o seu apreço a opinião popular.

Minhas opiniões sobre a reforma política, que é algo pelo qual os senhores(as) deveriam estar lutando e trabalhando, pois essas medidas ajudariam e muito a melhorar a opinião do povo sobre o Congresso Nacional, bem como aumentar a credibilidade e transparência do Poder Legislativo : Deve-se acabar com os mecanismos que permitem a existência de partidos de legenda; deve-se exigir que todos os partidos políticos declarassem suas posições ideológicas e suas intenções políticas (interna e externa), econômicas, de saúde, educação e desenvolvimento (humano e tecnológico) em relação ao Brasil, para que o povo possa realmente conhece-los; deve-se exigir que todos os partidos tivessem um candidato a presidência da república no primeiro turno, que as coligações só sejam permitidas no segundo turno; deve-se criar/melhorar mecanismos para que os cidadãos possam controlar as atividades parlamentares, etc...

Em relação a limitação de opinião na internet durante os períodos eleitorais, gostaria de externar a minha opinião contrária, pois isso se caracterizará como um retrocesso político histórico no Brasil, e contra a liberdade de expressão que é garantida na Constituição da República. Vejam abaixo as minhas opiniões completas (desculpem se minha linguagem for um pouco dura, pois fiquei indignado com tal atitude do Congresso).

Atenciosamente,

Roberto Carlos Coutinho Seixas

--x---------- Mensagem original --------

Assunto:
O calaboca oficial
Data:
Thu, 03 Sep 2009 09:44:45 -0300
De:
Roberto
Para:
destinatarios-nao-revelados:;

O poder econômico ganhou mais uma vez, os "coronéis da mídia" venceram, pois com o veto a opiniões postadas na internet durante as eleições, apenas as emissoras de TV e Rádio e os jornais e revistas impressos poderão "opinar" sobre os acontecimentos ocorridos no espaço de tempo em torno das eleições. Os cidadãos não terão o direito de ler, ver ou ouvir (a internet é multimídia) outras opiniões senão as das "fontes legais" das rádios, TVs, jornais e revistas impressos.

De acordo com a história recente, estas mídias (TV, rádio, os jornais e revistas impressos) sempre manipularam as informações de acordo com os interesses dos "coronéis da mídia". Isso a meu ver é censura explícita. Por que os sites independentes e os blogs não podem opinar durante as eleições, será porque não tem dinheiro para dar a certos partidos ? Será que teremos que nos contentar apenas com as farças e tramóias que as redes de TV, através dos seus jornais, programas e novelas, montam sempre na época eleitoral ? O povo, de onde deveria derivar o poder, não pode mais opinar ? Será que apenas quem tem poder econômico pode opinar ? Será que essa é uma medida democrática ou um duro golpe na liberdade de expressão dos cidadãos ? Até onde vai o poder do Congresso, acima dos direitos do povo ? Isso não se caracteriza como "ditadura legislativa", apoiada por certos grupos que detêm o poder econômico?

Isso sim é um retrocesso histórico, onde o Brasil volta a era da política do cabresto, do poder dos "coronéis" !

O que esses camaradas (congressistas) deveriam estar fazendo, que é a reforma política, eles não fazem. Deveriam acabar com os mecanismos que permitem a existência de partidos de legenda, deveriam exigir que todos os partidos políticos declarassem suas posições ideológicas e suas intenções políticas (interna e externa), econômicas, de saúde, educação e desenvolvimento (humano e tecnológico) em relação ao Brasil, para que o povo possa realmente conhece-los, deveriam exigir que todos os partidos tivessem um candidato a presidência da república no primeiro turno, que as coligações só sejam permitidas no segundo turno, deveriam criar mecanismos para que os cidadãos possam controlar as atividades parlamentares, etc...

PS : Usei o termo "ditadura legislativa" pois não tinha outro termo para utilizar.